5 Benefícios da Jurubeba, Para Que Serve e Propriedades

5 Benefícios da Jurubeba5 Benefícios da Jurubeba, paniculatum é o nome científico da jurubeba, uma planta medicinal que pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil.

É também conhecida como jubebe, juvena, juína, juripiba, juna, juuína, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba, urupeba, gerobeba, joá-manso, jurubebinha e jurupeba. Confira seus benefícios e propriedades a seguir.

Dona de um gosto amargo, ela pode chegar aos três metros de altura e apresenta folhas lisas, espinhos curvos no tronco, pequenos frutos amarelos e flores de coloração lilás ou branca.

Aproveite e conheça mais algumas frutas exóticas brasileiras e seus benefícios, confira também: 10 Vegetais Ricos em Carboidratos.

Para que serve – 5 benefícios da jurubeba

1. Efeito antioxidante

Uma pesquisa divulgada no ano de 2013 na revista científica BioMed Research International indicou que a jurubeba é um fruto com elevado teor antioxidante, graças ao fato de carregar propriedades como os polifenois e o ácido ascórbico (vitamina C) em sua composição.

2. Anemia

A jurubeba está registrada na Farmacopeia Brasileira como uma possível auxiliar no tratamento contra a anemia.

No mesmo sentido, a “Monografia da espécie Solanum paniculatum (jurubeba)”, organizada pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, de 2015, informou que a planta é usada na medicina popular no tratamento da anemia.

Entretanto, para quem sofre com a doença, vale a pena consultar o médico para ter certeza que os 5 Benefícios da Jurubeba pode ajudar o seu quadro em particular, saber como usá-la com segurança no tratamento. Ao mesmo tempo seguir as outras instruções passadas pelo profissional para não correr o risco de agravar a condição.

3. Desordens hepáticas e digestivas

A Farmacopeia Brasileira também registra a jurubeba como uma possível coadjuvante no tratamento de desordens hepáticas e digestivas.

Isso se deve pelos princípios ativos amargos, que estimulam a produção de secreções gástricas e biliares, que por fim, facilitam a digestão.

Porém, assim como acontece com a anemia, quem tem desordens hepáticas e digestivas também precisa conversar com o médico para confirmar que a jurubeba pode auxiliar o seu caso específico. 5 Benefícios da Jurubeba, afinal saber como utilizá-la com segurança no tratamento e não abandonar as demais orientações passadas pelo profissional para não piorar o quadro.

4. Problemas gástricos

A “Monografia da espécie Solanum paniculatum (jurubeba)”, organizada pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, relatou que:  Nesse ínterim a jurubeba é utilizada na medicina popular para tratar distúrbios gástricos como falta de apetite, flatulência e azia.

5 Benefícios da Jurubeba, a lista de propriedades e ações da planta documentadas em pesquisa inclui o efeito gastrotônico (tonifica, equilibra e fortalece o trato gástrico) e gastroprotetor (protege o trato gástrico).

No entanto, mais uma vez, o ideal para quem sofre com problemas gástricos é consultar o médico para saber se a jurubeba realmente pode ajudar o seu caso em particular.  Aprender como usar a planta com segurança para essa finalidade é fundamental, Seguindo assim todas as outras recomendações de tratamento que forem indicadas pelo profissional.

5. Ação analgésica

Outra ação da jurubeba documentada em pesquisas é funcionar como remédio natural com efeito analgésico, ou seja, de alívio da dor.

Antes de usar a planta para estes benefícios, consulte o médico para saber se ela realmente pode ser útil para o seu caso específico. Desde já, verificar se a dor experimentada não pode estar associada a um problema de saúde mais grave, que requer um tratamento mais profundo e completo.

Efeitos colaterais da jurubeba

Apesar dos benefícios que vimos acima, a planta pode provocar aumento das enzimas hepáticas, diarreia, gastrite, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, confusão mental, edema (inchaço) cerebral… E até morte em algumas pessoas, principalmente quando a sua ingestão é prolongada e a dose empregada é acima da recomendada.

Caso experimente alguma dessas reações ou qualquer outro efeito colateral por conta do uso da jurubeba, procure rapidamente a ajuda médica, mesmo que sintoma em questão não aparente ser tão grave.

Isso é importante para checar a real seriedade do problema, receber o tratamento adequado e saber se pode continuar ou não a usar a planta.

Contraindicações e cuidados com a jurubeba

Mulheres grávidas e que amamentam não devem usar a planta. Além disso, a utilização da jurubeba não pode ser prolongada porque pode resultar em uma intoxicação.

Para quem não faz parte desses grupos, é importante consultar o médico antes de começar a usar a planta para qualquer finalidade. De forma se certificar de que ela não pode fazer mal e saber em que dosagem e frequência e por quanto tempo ela pode ser utilizada.

Isso é especialmente importante para crianças, adolescentes, idosos e indivíduos que sofrem com doenças ou condições específicas de saúde.

Definitivamente, antes de começar a usar a jurubeba, também é fundamental informar o médico sobre qualquer medicamento, suplemento ou planta. Afinal, deve checar se não pode ser perigoso utilizar a jurubeba ao mesmo tempo em que a substância em questão.

Até porque, como você já deve saber, mesmo as plantas podem fazer mal à saúde, principalmente quando ingeridos de maneira inadequada e excessiva.

Não podemos deixar de mencionar que na hora de comprar a jurubeba é necessário certificar-se de que se trata realmente da planta, checando o nome científico do produto que será levado para casa

Você já conhecia os 5 benefícios da jurubeba? Pretende experimentar essa fruta agora? Comente abaixo!

 

Fontes e Referências Adicionais:

 

Blog do Montini

Avatar

Olá, meu nome é Pedro Montini Neto, criei esse Blog para estar sempre atualizado na área do empreendedorismo e compartilhar o que aprendo com os mais avançados na área e repassar conhecimentos para os que estão iniciando nesse mundo maravilhoso do Marketing Digital. Sucesso a todos.

Website: https://blogdomontini.com